Especialidade Fisiatria
Você conhece a Fisiatria e como esta Especialidade Médica pode te ajudar? Dr. André Kirihara é Médico Fisiatra em São Paulo e explica sobre o assunto!
Entenda mais a especialidade do médico fisiatra
A Fisiatria, ou Medicina Física e Reabilitação, é uma especialidade médica dedicada à prevenção, ao diagnóstico e ao tratamento não-cirúrgico de distúrbios associados à deficiência física, conforme definição da ABMFR (Associação Brasileira de Medicina Física e Reabilitação).
Além disso, os fisiatras tratam de pacientes com distúrbios musculoesqueléticos, dor crônica e aguda e de pacientes em geral que necessitem de reabilitação.
Essa é a especialidade médica da Qualidade de Vida por excelência, pois o seu objetivo é restaurar a funcionalidade do paciente em todas as esferas da vida, inclusive nas dimensões médica, social, emocional e do trabalho.
Assim, podemos dizer que o fisiatra é o médico especialista em
Dor e Reabilitação!
Quando procurar um médico fisiatra?
A fisiatria atua em um campo largo de atividades tratando situações que podem impedir o paciente de realizar atividades cotidianas.
Assim, o paciente poderá procurar o fisiatra quando possui uma dor em pico, uma dor crônica ou até sequelas permanentes, como aquelas que são causadas por um derrame cerebral, por exemplo.
Algumas das principais condições que o médico fisiatra trata são:
- Hérnia de disco;
- Artrose (ou osteoartrose);
- Fascite plantar;
- Fibromialgia;
- Lesão medular;
- AVC;
- Paralisia cerebral;
- Disfunção da ATM;
- Síndrome do túnel do carpo;
- Bursite;
- Tendinite;
- Síndromes miofasciais;
- Amputações;
- Dores neuropáticas.
Além disso, a fisiatria também é capaz de auxiliar idosos que estão se recuperando de fraturas e pessoas que estão realizando tratamento oncológico.
Podemos também auxiliar atletas e esportistas a conquistarem uma recuperação física mais rápida.
Como é o tratamento com o especialista em fisiatria?
Um médico especializado na fisiatria fará um tratamento individualizado para cada paciente, com base no seu quadro clínico.
Para chegar a um diagnóstico preciso e correto, faremos a prescrição de exames e testes diversos, caso seja necessário.
Então, poderemos adotar diversas abordagens diferentes, como por exemplo:
- Uso de medicamentos;
- Orientações de exercícios;
- Bloqueios neuromusculares e infiltrações;
- Dentre outras.
Caso seja necessário, indicaremos um tratamento com auxílio de outros especialistas, como fisioterapeutas, educadores físicos, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, psicólogos e até nutricionistas para devolver ao paciente sua independência.
Lembrando que a fisiatria não realiza tratamentos ou intervenções cirúrgicas.
Todo o tratamento será conservador visando eliminar ou reduzir o quadro de incapacidade do paciente de modo a ajudá-lo a recuperar o bem-estar e qualidade de vida.
Caso você possua alguma condição de saúde incômoda ou incapacitante, não deixe de procurar um médico fisiatra para lhe auxiliar!