Fibromialgia

Você quer saber mais sobre o tratamento da fibromialgia? Dr. André Kirihara é Médico Fisiatra em São Paulo e explica sobre a doença!

Mais sobre a Fibromialgia


A fibromialgia é uma doença caracterizada por dor crônica generalizada que causa uma diminuição significativa na qualidade de vida do paciente, caso não receba o devido tratamento.

É um problema reumatológico que afeta, principalmente, mulheres entre os 30 e 60 anos.

A fibromialgia é a terceira condição musculoesquelética mais frequente e sua prevalência aumenta com a idade.

Quais as principais causas desta doença?

As causas da fibromialgia ainda não são totalmente conhecidas. Alguns fatores podem contribuir para a ocorrência desta doença, por exemplo:

  • Predisposição genética;
  • Experiências pessoais negativas;
  • Fatores emocionais-cognitivos.


Sabemos que os pacientes com fibromialgia apresentam uma sensibilidade maior à dor. Assim, é como se o sistema nervoso dessas pessoas agisse de forma a amplificar a intensidade de um estímulo doloroso.

Agende Sua Consulta

Quais os principais sintomas da fibromialgia? 


A dor crônica em diversas partes do corpo ao mesmo tempo é o principal sintoma da fibromialgia.

Normalmente, o paciente não consegue definir ao certo quando este sintoma começou, nem o local exato de seu surgimento.

Além disso, a fibromialgia é uma síndrome e possui outros sintomas associados, como fadiga, cansaço, distúrbios do sono e alterações funcionais diversas, como no hábito intestinal, por exemplo.

Como é o diagnóstico? 


O diagnóstico da fibromialgia é clínico, ou seja, em consultório fazemos uma análise completa da história do paciente e exame físico.

Além disso, é importante excluirmos diversas outras causas para a dor do paciente através de exames de imagem, se necessário.

Tratamento da fibromialgia

O tratamento da fibromialgia é individualizado, considerando que cada paciente poderá ter diferentes características clínicas.

Além disso, devemos contar com uma equipe multidisciplinar para oferecer uma tratativa completa do caso do paciente.

Assim, poderemos adotar algumas medidas:

  • Uso de medicamentos, como por exemplo, anti-inflamatórios, analgésicos, antidepressivos e ansiolíticos;
  • Atividade física;
  • Massagem;
  • Acompanhamento psicológico;
  • Acupuntura. 

Devemos frisar que a fibromialgia não tem cura. No entanto, as opções de tratamento disponíveis e a combinação correta de terapias ajudam a controlar os sintomas, devolvendo a qualidade de vida para a pessoa.

Assim, é preciso criar uma relação aberta de diálogo com o paciente para traçar objetivos realistas a serem alcançados com o tratamento.

O mais importante é saber que você não precisa viver com dor. Caso este seja seu caso, procure o quanto antes um médico especialista para lhe auxiliar!

Share by: